Paisagismo na arquitetura
Quando iniciado um projeto de arquitetura é importante a observação da topografia, do conjunto da vegetação existente, a paisagem e o caminho do sol. A implantação adequada da obra em relação ao solo e ao entorno existente ajuda muito para o resultado se tornar positivo.
Uma obra arquitetônica permite diálogo com a área externa e oferece sensação de liberdade e de bem estar. “É por isso que deve ser dada máxima atenção ao projeto de paisagismo”. Elementos arquitetônicos como: aberturas, vidros, varandas, pergolados, etc, integram a vegetação no espaço interno e externo.
O verde que possui várias tonalidades, os inúmeros coloridos de flores e frutas, podem ser usados em conjunto com os materiais de construção em harmonia.
ARQUITETURA + INTERIORES + PAISAGISMO = OBRA COMPLETA
A preocupação da manutenção que os jardins podem necessitar, para que preservem a beleza esperada, devem ser levadas em conta no projeto. Quando da especificação das plantas, relatar ao cliente sobre a manutenção que o jardim necessita, se for preciso.
Pessoas que cuidam pessoalmente do desenvolvimento das plantas em seus jardins, criam vínculo com a vegetação e fazem desse cuidado uma terapia. É o caso do jardim receber espécies mais trabalhadas e diversificadas. Quando a pessoa tem menos intimidade com plantas, um jardim mais “clean” pode ser o mais indicado, pois necessita menos atenção e a manutenção é mais econômica.
Nem sempre o paisagismo é complementar em relação à arquitetura e muitas vezes acontece o contrário. Um exemplo é, quando se projetam equipamentos para uma praça, como abrigo para espera de ônibus, banca de jornal, espelhos d’água, fontes, etc, são elementos arquitetônicos necessários como infra estrutura, mas não devem prevalecer em relação às funções principais da praça, como passeios, recantos, vegetações, ar livre, lazer, recreação.
A área externa possui luzes e sombras que contribuem para a percepção do tempo, e o sol se movimentando cria ritmos e ângulos surpreendentes.
Conclui-se que quanto mais a “natureza” participa do espaço, mesmo já existente, ou mesmo sendo plantadas em seus jardins como: árvores, rosas, flores, palmeiras, etc, melhor para a conservação do meio ambiente e mais bonito aos olhos de quem vê.
Fonte: www.paisagismobrasil.com.br